Plano Anual de Investimento do FSA é aprovado e libera R$ 700 milhões para o setor

17.12.19

Nesta terça-feira, em Brasília, o Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual aprovou o Plano Anual de Investimento de 2019. A notícia acalmou o mercado que estava receoso com a possibilidade dos recursos se perderem.

Pela proposta aprovada, 47,9% dos recursos (R$ 336.925.000,00) serão alocados no Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Cinema Brasileiro (Prodecine), 42,4% (R$ 298.075.000,00) no Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) e 9,8% (R$ 68,7 milhões) no Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Infraestrutura do Cinema e do Audiovisual (Proinfra).

Essa distribuição entre os programas definidos por lei segue orientação dada pelo Conselho Superior de Cinema e foi feita com base no histórico de alocação desses recursos. “Com a aprovação do PAI vamos conseguir empenhar esses recursos ainda este ano, garantindo que a política de incentivo e fomento ao audiovisual brasileiro siga forte”, afirmou o Secretário Especial da Cultura, Roberto Alvim.

Ainda de acordo com o diretor-presidente da Ancine, Alex Braga, o percentual destinado à infraestrutura é menor do que nos outros anos porque há a perspectiva de lançamento de uma importante linha de investimento na área. “Estamos trabalhando pela prorrogação do contrato do BNDES como agente financeiro do FSA, o que nos garantirá autorização para uso de recursos no valor de R$ 250 milhões, não utilizados em anos anteriores. Esses recursos serão investidos integralmente na ampliação do parque exibidor brasileiro, na promoção de inovação tecnológica e na adequação do nosso parque às exigências relacionadas à garantia de acessibilidade a portadores de deficiência”, explicou.

Em tempo…

Braga enfatizou que, em 2019, foram contratados 635 projetos, totalizando mais de R$ 526 milhões em desembolsos. O valor, na série histórica de 2009 a 2019, só perde para o ano de 2018, quando foram desembolsados R$ 550 milhões. “A ideia de que a política de fomento ao audiovisual está paralisada é totalmente equivocada. Os números provam que estamos trabalhando a todo vapor e que, historicamente, nossos resultados são expressivos”, disse.