O Fórum Mostra – que chega à quinta edição em 2021 – é um evento dedicado às discussões sobre os aspectos políticos, econômicos e criativos do cinema.

O evento acontecerá de forma virtual, devido à pandemia, e será transmitido pelo canal da Mostra no YouTube nos dias 27, 28 e 29 de outubro, com mesas realizadas em dois horários: às 11h e às 15h.

No primeiro dia, os debates estarão centrados nos impactos da pandemia sobre o audiovisual. Enquanto a mesa de abertura, “Novas Telas, Novas Regras”, vai abordar a revolução do streaming, trazendo, inclusive, as questões regulatórias que envolvem o setor, o segundo debate, “Ainda É Tudo Cinema?”, vai explorar as mudanças que a pandemia imprimiu à própria linguagem cinematográfica.

No segundo dia do Fórum, a mesa “A Realidade Animada”, terá a participação de cineastas de filmes animados, que falarão sobre o porquê de a animação vir se mostrando um recurso tão atrativo para artistas que almejam promover temas de fundo político ou potencial crítico.
O Fórum debaterá, ainda, a tentativa de entender como o presencial e o on-line devem, ou não, conviver nos próximos anos.
A mesa “O On-line Veio para Ficar?” falará dos desafios e das possibilidades que a pandemia colocou para a relação entre a cultura e o público.

O último dia do Fórum será dedicado aos aspectos políticos da cultura. O debate “Política Audiovisual: Impasses e Saídas” reunirá os responsáveis pelas políticas do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal para pensar o futuro da relação entre cinema e Estado, impactada não só pela crise das finanças públicas, mas pela própria reconfiguração do mercado.
A mesa de encerramento, “Cultura, Estado e Burocracia”, onde o olhar será para os graves impasses que atingem o setor, terá o objetivo de diagnosticá-los e entender o que, da atual crise, pode servir de aprendizado para o futuro.

O Fórum é realizado pela Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em parceria com o Itaú Cultural

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário