COMUNICADO COLETIVO DAS ENTIDADES DO SETOR AUDIOVISUAL DE 16/04/21

16.04.21

Em face ao anúncio realizado neste dia, 16 de abril de 2021, pelo Governo do Estado de São Paulo, com a retomada gradativa por meio de uma fase transitória na região da Grande São Paulo, associado ao índice de 83,3% de ocupação dos leitos de UTI na região, portanto, abaixo do limite de 85%, as entidades representativas signatárias se reuniram e decidiram o seguinte:

A partir da próxima segunda-feira, 19 de abril, retoma-se a possibilidade de realizar filmagens presenciais, com novas recomendações e medidas de segurança.

Neste novo contexto, se faz oportuna a publicação do “Protocolo de Segurança e Saúde no Trabalho do Audiovisual – Fase 3”, que é resultado de um longo processo de discussão entre as entidades signatárias deste Comunicado.

Como medidas adicionais ao Protocolo da fase 3, nesta fase de transição determinada pelo Governo do Estado de São Paulo, recomendamos veementemente:

 

  • Utilizar transporte próprio ou da produção, às custas da produtora (vedado o uso de transporte público).
  • Observar que a quantidade de pessoas dentro do set de filmagem não poderá ser superior a 12 pessoas, desde que necessário e o ambiente permita. Deve ser calculado de acordo com o tamanho do espaço e sempre respeitando o distanciamento social seguro de 1,5 m. Os outros profissionais devem ficar fora do set de filmagem, respeitadas todas as medidas de segurança previstas no Protocolo.
  • Observar cronograma da publicidade, respeitando a carga horária dentro dos padrões estabelecidos no protocolo (máximo de 12h).
  • Não deverá haver a participação presencial do cliente/agência no set de filmagem.

 

Com a implementação da Fase 3, inaugura-se também a plena atividade do Comitê de Contingência, que cuidará de dirimir eventuais dúvidas acerca da interpretação e aplicação do Protocolo.

 

Por fim, as entidades convidam para um webinar no próximo dia 20 de abril às 17 horas onde serão apresentadas as principais recomendações e mudanças da nova versão do Protocolo. O webinar será aberto à participação de todos os interessados do mercado de produção audiovisual. Confiantes na compreensão e na atenção de todos, as entidades se colocam à disposição para demais esclarecimentos.

 

Para participar do webinar, acesse pelo link: http://youtube.com/siaesp

 

A nova versão do protocolo está disponível nos sites: www.sindcine.com.br, www.siaesp.org.br, www.apro.org.br.

 

Atenciosamente,

SIAESP | SINDCNE | APRO

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário