I Fórum Nacional Lideranças Femininas
22.10.2019 – São Paulo
Simoni de Mendonça, presidente do SIAESP, esteve presente no I Fórum Nacional de Lideranças Femininas no Audiovisual. O programa, idealizado por Débora Ivanov, ex-diretora da Ancine, reuniu cerca de 40 mulheres, com representatividade nacional, para discutir e compartilhar informações sobre o atual panorama das mulheres no setor audiovisual nacional e também para preparar uma agenda de atuação para 2020.
No encontro, Simoni anunciou a criação do Conselho de Mulheres SIAESP que vai colaborar com as tomadas de decisão do sindicato e propor pautas positivas sob a ótica feminina.
Confira a carta aberta escrita pelo Fórum e assinada pelo grupo:
Carta aberta do I Fórum Nacional Lideranças Femininas no Audiovisual
O audiovisual é o principal vetor de desenvolvimento da indústria criativa e apresenta crescimento continuado em todo o mundo, mesmo diante da crise econômica que atravessa diversos países. Para além de seu impacto econômico, o audiovisual tem o poder de espelhar, representar e influenciar a sociedade, construindo o imaginário das novas gerações.
Atentas a isso, lideranças feminina, tem impulsionado movimentos por mais equidade no mercado de trabalho na indústria audiovisual e pela construção responsável, livre de estereótipos, das narrativas, que ocupam as mais diferentes telas – das salas de cinema aos celulares.
O I Fórum Nacional Lideranças Femininas no Audiovisual reuniu expoentes desse movimento no Brasil, representando todas as unidades da federação e diversas entidades do setor, durante a 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, nos dias 21 e 22 de outubro.
Juntas, as mulheres ali presentes, convencidas da importância econômica e social da liderança feminina em todas as artes e ofícios da indústria, decidiram formalizar o Fórum Nacional de Lideranças Femininas no Audiovisual que nasce, assim, de forma permanente e itinerante, com o objetivo de compartilhar informações, somar esforços e propor ações para a construção de um futuro de mais e melhores oportunidades para as mulheres do audiovisual brasileiro.
São Paulo, 22 de Outubro de 2019