COMUNICADO SOBRE A COVID-19: Atualização das novas medidas
19.03.2020
Diante dos últimos acontecimentos em relação à Covid-19, a APRO – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRODUÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS e o SIAESP – SINDICATO DA INDÚSTRIA AUDIOVISUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, vem por meio deste comunicado, atualizar as informações prestadas e reforçar suas recomendações para suas associadas.
Na última quarta—feira, 18 de março de 2020, a Prefeitura de São Paulo, em atenção às recomendações da Vigilância Sanitária e diretrizes da Organização Mundial da Saúde, determinaram, através do Decreto nº 59.285/2020, o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais que contém atendimento presencial, entre os dias 20 de março até 05 de abril.
O decreto municipal isenta da medida apenas os seguintes estabelecimentos: farmácias, hipermercados, supermercados, mercados e feiras livres; lojas de conveniência, lojas de venda de alimentação para animais, padarias, restaurantes, lanchonetes e postos de combustíveis, que deverão observar normas rígidas de higienização e limpeza, além de disporem de espaçamento mínimo, nos casos de restaurantes e lanchonetes.
Tal decisão restritiva, também adotada na cidade de Belo Horizonte, enfatiza a orientação dos órgãos públicos de distanciamento social como instrumento para diminuir a circulação de pessoas de forma a controlar a disseminação do coronavírus.
Até o momento, contudo, não há qualquer regra que estabeleça normas expressas e específicas quanto à prestação de serviços e, mais precisamente, sobre as gravações e filmagens que ocorram em locações e sets privados. No entanto, diante do atual cenário, nossa recomendação é de paralisação de filmagens / gravações nesse momento.
Ainda assim, o papel e as ações de cada um são cada vez mais relevantes, reforçando a responsabilidade de todos perante o cenário de grandes desafios em que nos encontramos. Nesse sentido, já nos foi antecipado pela ABELE – Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Equipamentos e Serviços Audiovisuais, que, embora a decisão de fechamento de suas associadas fique à cargo de cada empresa, há uma expectativa de que até amanhã (20 de março) todas as empresas locadoras suspendam suas atividades.
Destacamos, ainda, que é preciso buscar soluções e novas possibilidades de atuação de nossas associadas, por meio de uso de stock shots, adaptações dos roteiros, uso de animações e recursos técnicos de pós-produção, para que se atenda à recomendação de evitar a aglomeração e contato presencial de muitas pessoas, ao passo que minimamente preservamos e enfrentamos os desafios financeiros que se desenham na atual conjuntura.
Ressaltamos que a decisão de suspensão ou paralisação das filmagens de obras publicitárias devem sempre contar com a anuência das respectivas agências e anunciantes, como forma de comprometimento solidário e responsabilização pelos eventuais danos e riscos assumidos.
É preciso muita compreensão e convicção de que os desafios, que não são poucos, dependem da ação de todos nós. A prioridade nesse momento deve ser a segurança e saúde de todos.
Aproveitamos para informá-los que as equipes da APRO e do SIAESP já estão adotando o trabalho home officepor tempo indeterminado. Durante este período, estaremos disponíveis por meio de contato por e-mail:
APRO
– Presidência: presidencia@apro.org.br
– Jurídico: juridico@apro.org.br
– Financeiro: paulasanches@apro.org.br
– Comunicação: giovanna@apro.org.br
SIAESP
– Presidência: presidencia@siaesp.org.br
– Executivo: teka@siaesp.org.br
– Comunicação: comunicacao@siaesp.org.br
Atenciosamente,
Marianna Souza Simoni de Mendonça
Presidente executiva – APRO Presidente – SIAESP